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Google Meu Negócio: por que é importante para a sua empresa

Você tem um negócio local e ainda não está no Google Meu Negócio? Pode estar perdendo uma grande oportunidade de se destacar em meio à concorrência e de aumentar a sua lucratividade por meio do marketing digital.

Além de ser uma ferramenta importante para disponibilizar ao usuário informações sobre a sua empresa, como o contato, a localização e os produtos ou serviços que oferece, também permite um diálogo direto entre você e ele.

Não é por acaso que todo mundo, alguma vez na vida, já pesquisou no Google sobre um determinado tipo de serviço. Expor sua loja física de forma gratuita é uma maneira de ampliar sua presença no digital e se tornar mais competitivo, aumentando o potencial de vendas.

Quer entender melhor o assunto e compreender por que sua empresa precisa estar no Google Meu Negócio? A Unika preparou um conteúdo completo para você. Vem com a gente!

O que é o Google Meu Negócio?

Também conhecido como Google My Business, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para empresas gerenciarem sua presença online no buscador.

É indicado para organizações que desejam ser encontradas tanto por quem faz pesquisas orgânicas no Google quanto por quem navega nos mapas. Ou seja, facilita a busca do usuário por estabelecimentos físicos, de forma a serem encontrados mais rapidamente.

Pelo Google Meu Negócio, é possível adicionar e gerenciar as seguintes informações sobre a sua empresa:

  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Horário de pico de visitas;
  • Descrição dos produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Número de contato

E por que ter um perfil completo e atualizado é tão importante? Porque, dessa forma, o algoritmo do Google identifica referências comerciais e apresenta os locais relacionados que estão próximos.

Você pode estar se perguntando agora se a definição dos resultados, ou seja, o que aparece ou não quando o usuário pesquisa algo, se dá de forma aleatória. Revelamos: não ocorre assim. Depende de diversos fatores, como:

  • Relevância: combinação entre a pesquisa feita pelo usuário e o registro do negócio, de forma que os resultados sejam personalizados
  • Distância: leva em consideração o afastamento entre o usuário e a palavra-chave pesquisada. Exemplo: se você buscar por “hamburguerias em São Paulo”, o algoritmo vai mostrar os resultados mais próximos de onde você está
  • Proeminência: é a métrica que avalia a popularidade e a reputação do negócio. Analisa comentários, avaliações e notas recebidas, assim como o tráfego de pessoas e a quantidade de cliques na página

Em outras palavras, isso significa que o Google Meu Negócio permite que você:

  • Apresente a localização da sua empresa, assim como informações importantes
  • Ofereça um “tour virtual” pela loja, para que os usuários a conheçam antes mesmo de irem até o local
  • Indexe o endereço de diferentes filiais, com informações próprias de funcionamento de cada uma delas
  • Apresente avaliações, como comentários e notas, de clientes e visitantes

Benefícios da sua empresa estar no Google Meu Negócio

Como você já pode ver, estar no Google Meu Negócio é uma estratégia-chave para quem tem um comércio local. Além de gratuita, é muito fácil de ser usada e adequada para empresas que têm vários produtos. Veja os principais benefícios de estar na plataforma:

Construir e conquistar uma boa reputação

Criar oportunidade dos clientes opinarem sobre seu produto ou serviço é muito mais poderoso do que você pode imaginar. O Google, por exemplo, disponibiliza um recurso que permite que você envie uma mensagem para pessoas que estiveram na sua loja.

Ou seja, você pode, depois de receber uma visita, pedir para que a pessoa faça uma avaliação do seu estabelecimento. Quanto mais bons relatos você tiver, mais consegue se destacar.

Gerar prova social para usar nas redes sociais

Depoimentos são um dos principais gatilhos na hora de um consumidor fechar compra e se tornar um cliente. No geral, as pessoas procuram saber a opinião de outras antes de comprar um produto ou adquirir um determinado serviço.

Por isso, é tão importante incentivar que visitantes da sua loja deem notas e escrevam comentários no Google Meu Negócio. Além de ser ótimo para criar autoridade e ser visto no próprio Google, é uma arma-chave para você utilizar nas redes sociais – seja como post feed, stories ou reels.

Adquirir visibilidade com fotos do seu produto ou serviço

Dados do Google indicam que as empresas que colocam fotos têm 42% mais pedidos realizados e 35% mais cliques do que os outros negócios. Portanto, invista nisso! As fotos do seu produto ou serviço geram curiosidade e desejo de compra. Não perca essa oportunidade.

Avaliar performance do seu negócio

Com a ferramenta, você pode gerenciar as informações que os usuários do Google veem quando procuram sua empresa. Isso significa que é possível obter métricas para avaliar resultados e, assim, perceber:

  • Total de buscas: sejam elas feitas pelo serviço, pelo nome da empresa ou pelo endereço
  • Ações do lead: quantidade de pessoas que ligaram para sua empresa ou clicaram no site
  • Solicitação de rotas: número de pessoas que abriram o Google Maps para saber como chegar até sua empresa

E como criar uma conta no Google Meu Negócio?

É mais simples do que você imagina. Siga o passo a passo a seguir:

  1. Entre no site Google Meu Negócio.
  2. Clique em “gerenciar conta”, botão que fica ao lado direito
  3. Faça login com sua conta do Google
  4. Preencha as informações do seu negócio (nome da empresa, categoria do negócio, endereço, telefone, URL do site)
  5. Confirme a autorização para gerenciar a empresa e a localização.
  6. Insira informações mais detalhadas como horário de funcionamento, fotos e descrição da empresa

A Agência Unika é especialista em Google Meu Negócio!

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Tags: Google Meu Negócio, Google My Business, Google, Google Search, Google Maps, loja física, negócio local.

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