Quanto investir em marketing digital?

Quanto investir em marketing digital?

Você que é dono de um negócio provavelmente já deve ter se perguntado qual é o valor indicado para investir em marketing digital para obter os melhores resultados, certo? Essa dúvida é mais comum do que se imagina e por isso decidimos esclarecê-la para você.

Antes de explicar exatamente quais fatores devem ser levados em consideração na hora de avaliar possíveis investimentos no marketing digital, gostaríamos apenas de ressaltar um ponto.

Para entender o que vamos tratar nos tópicos seguintes, é preciso compreender que a verba em ações de marketing não é um custo, mas sim um investimento. Então, se você pensa que apostar no marketing digital é um gasto de pouco valor, pare de ler esse texto agora mesmo.

Porém, se você enxerga a importância de investir nesta área – assim como todos os empreendedores de sucesso -, recomendamos fortemente que leia até o final. Esse conteúdo irá ajudar você a tomar as melhores decisões quando se trata de quanto investir em marketing digital.

Como saber se devo contratar uma agência de Marketing Digital?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, entender o quanto você deve investir em marketing digital é um passo que deve vir depois de já ter em mente quatro questões.

  • Qual o faturamento bruto da sua empresa?
  • Qual objetivo você busca atingir?
  • Em quanto tempo deseja alcançá-lo?
  • Qual o saldo disponível em caixa para bater a meta?

O erro que diversos empreendedores que desejam aumentar o faturamento cometem é pensar mais no objetivo final e menos no que caminho que precisam percorrer para chegar nele. Contar com um time qualificado de marketing digital é um dos pré-requisitos para ser mais assertivo nas estratégias.

Em uma agência, por exemplo, a operação demanda profissionais especializados em diferentes segmentos para fazer o plano de marketing, como redação, design e tráfego. Juntos, eles pensam em formas de obter os melhores resultados no menor tempo possível.

Neste caso, o valor a ser investido costuma estar atrelado a um fee mensal fixo durante todos os meses do ano.

Quanto deve ser o valor investido então?

Apesar da resposta poder variar, estudos indicam que o parâmetro em se tratando de marketing digital gira em torno de 5% a 20% do faturamento bruto anual. Veja os percentuais de acordo com o perfil de cada empresa:

  • De 6% a 12% – já consolidadas
  • De 12% a 20% – pouco conhecidas ou iniciantes
  • De 8% a 10% – com atuação B2B
  • De 9% a 11% – com atuação B2C

Vale lembrar que a variação tem relação com o objetivo que você define e o tempo para alcançar o resultado esperado. Quanto mais agressiva for sua meta relacionada ao marketing digital, maior deve ser a verba investida.

Está em dúvida sobre quais caminhos o seu negócio deve seguir na hora de colocar em prática as estratégias de marketing digital? Faça a sua aplicação para receber uma avaliação gratuita do marketing digital da sua empresa e obtenha insights esclarecedores com quem está há mais de 10 anos no mercado.

Tags: marketing digital, mídias sociais, investimento, marketing, empreendedorismo.