Marketing de conteúdo: a oportunidade de aumentar suas vendas

Marketing de conteúdo: a oportunidade de aumentar suas vendas

Que o Marketing Digital é fundamental para o crescimento de qualquer negócio atualmente você já sabe, certo? Quem quer ter uma empresa de sucesso, que se mantenha relevante para os clientes independente das mudanças que ocorrem no mercado, precisa investir na sua reputação no digital.

E como essa reputação é criada? De diversas maneiras, mas principalmente por meio de um plano de marketing. Hoje, não basta mais estar na internet, é preciso encontrar modos de se destacar nela para atrair a atenção do público. Diante de uma concorrência cada dia maior, quem se adapta é quem sai na frente.

É a partir desta mentalidade que surge o Marketing de Conteúdo. Dentre vários objetivos, educar o público e prepará-lo para a compra são os principais. Em outras palavras, isso significa que, se a sua empresa souber produzir e disseminar informações educativas e relevantes para os usuários, estará aumentando as chances deles comprarem de você.

Ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo, ou já ouviu falar, mas não domina essa estratégia por completo? Então continue a leitura. Preparamos este guia para que você aprenda tudo o que precisa sobre o assunto e entenda a relação do Marketing de Conteúdo com as vendas.

Marketing de conteúdo: o que é e quais os benefícios

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa atrair potenciais clientes por meio de materiais educativos que engajam, solucionam problemas e são úteis para eles. Ou seja, tem como foco expandir a sua rede por meio da criação de conteúdo relevante.

Diferente da época em que as pessoas consumiam de maneira passiva as propagandas na televisão, hoje elas têm poder de escolha. Decidem o que querem consumir e quando, assumindo a posição de peça central na estratégia de qualquer bom negócio.

O raciocínio por trás do Marketing de Conteúdo, portanto, é atrair, envolver e gerar valor para o público do seu nicho. Assim, estará automaticamente criando uma percepção positiva da sua marca e fortalecendo na mente delas que sua empresa é confiável e merece atenção. O resultado? Vendas!

Mas cuidado: não pense que o Marketing de Conteúdo existe para vender diretamente o seu produto ou serviço. Muito antes pelo contrário. Ele não tem como foco as vendas, mas benefícios para quem o consome, resolvendo uma dor, esclarecendo uma dúvida ou ensinando algo.

Ainda não está convencido? Então veja o que mostra levantamento da Content Trends:

  • Empresas que investem em Marketing de Conteúdo recebem 1,3 vezes mais visitas em seus canais;
  • Investir em Marketing de Conteúdo é bom para entender o número de visitantes mensais. Mais de 54,1% dos negócios que utilizam essas estratégias têm acesso a um panorama mais detalhado de visitas;
  • Apostar nessa estratégia gera mais leads qualificados. Em comparação às empresas que não a utilizam, o resultado é 1,4 vezes maior.

Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?

Confira abaixo os principais benefícios dessa estratégia:

1. Qualificar os leads (clientes potenciais) no funil de vendas
Fazer com que ele avance na jornada de compras é fundamental para que esteja cada vez mais consciente da importância do seu produto ou serviço. Assim, irá comprar quando já estiver aquecido e preparado o suficiente para usufruir da solução da sua empresa.

2. Aumentar os pontos de relacionamento com o público
A partir do momento em que você produz conteúdos de alto valor, a possibilidade deles serem compartilhados aumenta. Isso significa que mais pessoas estarão conhecendo a sua empresa e, consequentemente, sendo impactadas positivamente por ela. Mesmo não sendo uma oferta direta, é fundamental para estreitar laços.

3. Destacar os seus diferenciais competitivos frente ao mercado
Preço, qualidade e agilidade na entrega, por exemplo, são pontos de fácil abordagem em vídeos explicativos, postagens ou até mesmo stories. Mostrar o dia a dia da sua empresa é uma estratégia relevante, tanto para destacar diferenciais quanto para quebrar possíveis objeções.

4. Interagir com o público
A estratégia de Marketing de Conteúdo permite que você entregue o melhor conteúdo para as pessoas no momento certo. Assim, você aumenta as chances delas engajarem com os materiais, podendo identificar a melhor hora para ofertar um produto ou serviço.

Como construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo relevante?

Basicamente, ela é dividida em 5 etapas:

  • Planejamento: nesta fase, é preciso entender quem serão os responsáveis pelas tarefas e como as metas serão atingidas
  • Construção da persona: desenvolvimento do perfil de cliente ideal da sua empresa, para que a criação dos conteúdos esteja alinhada ao público-alvo
  • Criação de conteúdo: escolha dos principais formatos (blog posts, ebook, email, vídeo) e das melhores pautas a serem abordadas
  • Distribuição: momento de promover os conteúdos produzidos nos canais oficiais da empresa, como redes sociais, blog e listas de email
  • Mensuração de resultados: fase voltada para a análise dos resultados referentes ao tráfego (orgânico e pago), interações sociais e SEO.

Importante lembrar que este é um ciclo que deve ser revisto e aprimorado constantemente, a fim de otimizar e potencializar resultados.

Conte com a Unika

Esperamos que esse guia tenha o ajudado a entender o que é o Marketing de Conteúdo e qual a sua importância na reputação do seu negócio e na vida das pessoas.

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Tags: marketing de conteúdo, reputação, persona, inbound marketing.