A tiktokzação das profissões

A tiktokzação das profissões

Provavelmente você já ouviu esse termo, né? Mas se não, relaxa! A gente te explica. Há um tempinho, Adam Mosseri, CEO do Instagram, fez um comunicado onde dizia que o app não iria mais se resumir a apenas compartilhamento de fotos! Por que será, hein? Nós podemos atribuir isso diretamente a “tiktokzação”! Como os jovens dizem, o Instagram estava ficando cringe, enquanto o TikTok é a rede social do momento.

Você se lembra da febre do SnapChat? Pois é, é exatamente sobre isso!

Lá nos primórdios do Instagram, quando o app, literalmente, era baseado apenas em fotografias, o SnapChat estava muito em alta! Principalmente por conta das celebs que utilizavam o app! O Instagram (que não é bobo, nem nada) aplicou o método de sucesso do app rival! Os usuários do Insta passaram a ter acesso aos recursos de stories, (fotos ou vídeos que ficam disponíveis para visualização durante 24 horas e depois desaparecem) filtros nos stories e chat (ou direct)!

A mesma coisa aconteceu com o TikTok! Eles viram a popularidade do app e como isso poderia agregar valor ao Instagram. Dessa forma, o reels foi implementado! E olha só a maneira como o mercado digital funciona: o TikTok já anunciou que em breve irá disponibilizar vídeos de até 10 minutos na plataforma, obviamente para competir com o YouTube! É um ciclo, percebeu?

Mas o que isso tem a ver com as profissões em um âmbito geral? Ou melhor dizendo, o que tem a ver com a vida real?

Bom, é um fato que o TikTok está em evidência desde a pandemia e, agora mais do que nunca, está sendo utilizado por diversos tipos de pessoas com profissões diferentes, contando com uma infinidade de conteúdos distintos! Além disso, assim como é no Instagram, o TikTok tem seus influencers, que constroem carreira dentro da plataforma e pasmem, ganham a vida assim.

Pensando sobre o termo que é foco desse post, a tiktokzação é definida como uma afirmação que diz que os profissionais de todas as áreas devem produzir conteúdo de entretenimento. E como as “dancinhas” vieram para ficar, parte esmagadora das pessoas atrela essa produção de conteúdo diretamente a elas! Mas não é bem assim…

Então como a tiktokzação se aplica na minha realidade?

Isso não quer dizer que, necessariamente, você precisa se gravar dançando uma track que está no hype para ganhar notoriedade e, consequentemente, reverter essa visibilidade em serviços e vendas de produtos. Pelo contrário, é possível fazer uma mistura de conteúdos, incorporando novos formatos e testando o que o SEU público gosta de visualizar dentro das plataformas! Ou seja, as dancinhas nada mais são do que apenas mais uma vertente dentro desse leque de opções! Portanto, por que não investir o seu tempo na rede social a partir do ponto em que você consegue enxergar as possibilidades de produzir conteúdo e vender o seu produto?

Use essa dica simples: selecione referências, experimente as tendências que vão de encontro com a sua marca e “mete ficha”! Afinal, as marcas estão, cada dia que passa, buscando mais espaço dentro da plataforma para, não apenas, se comunicar com a geração Z, mas também com públicos que não fazem parte da sua tribo!

Mas se você acredita que isso não é a sua praia e não se sente confortável, desencana! Não tem problema. As redes sociais estão cheias de ideias que você pode pegar como referência em que o produto e serviço são o foco! Você sabia que existem perfis na plataforma que nem ao menos temos ideia de quem está por trás? Por exemplo:

  • Perfis de culinária
  • Perfis de curiosidades
  • Perfis de comédia

Agora, reflita sobre isso: você curte esse tiktokzação ou prefere ser low profile?