A importância de humanizar marcas

A importância de humanizar marcas

Não importa se você vai memorizar, escrever, desenhar ou tatuar. O importante é que grave para nunca mais esquecer: pessoas se conectam com pessoas – e tudo o que não vai ao encontro da humanização tende a dificultar o sucesso da sua empresa. 

Em um mundo onde as marcas constantemente caem no lugar comum, se destacar é mais do que essencial. E como conseguir isso? Fazendo com que sejam mais humanas! Foi-se o tempo em que as pessoas pouco ligavam se as empresas eram robóticas e ofereciam um serviço impessoal. Hoje, elas prezam por proximidade, transparência e naturalidade. Buscam marcas que se preocupem (de verdade) com suas dores. Não é por acaso que: 

70% dos consumidores desejam uma interação humana com as marcas 

 61% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado é importante para eles 

 25% das empresas poderiam perder mais de 1% de sua receita anual ao não responder satisfatoriamente aos problemas e eventos sociais com os quais seus clientes se identificam 

Isso significa que a humanização é uma tendência cada vez mais forte no mercado. Ignorá-la, portanto, não deve ser uma opção. Uma vez que abre portas para novas oportunidades, conhecê-la de perto pode ser a chance que faltava para sua empresa atingir o sucesso que tanto deseja. 

Como, na prática, humanizar as marcas?  

Além de ser importante adquirir diferentes atributos associados à uma marca humanizada (como responsabilidade social, acessibilidade e comunicação natural, por exemplo), existem algumas estratégias que podem ser adotadas para criar e estimular o vínculo com o público. Para ajudar sua empresa a dar o start nessa conversa com o usuário, listamos alguns canais que podem ser utilizados como ponto de contato. 

Omnichannel  

Uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, a fim de oferecer uma experiência de compra cada vez melhor e a estreitar ainda mais as relações online e offline. Com essa estratégia, você mostra para o consumidor que a sua empresa entende as necessidades, dores e desejos dele. 

Marketing de Conteúdo 

Nada mais são do que conteúdos aprofundados e relevantes que geram valor para as pessoas, ajudando a engajá-las e a aumentar as vendas da sua empresa – tanto pelo reconhecimento de marca envolvido quanto pelo senso de autoridade criado. Tudo a partir, claro, das necessidades dos usuários.  

Storytelling 

Narrativa construída a partir de técnicas que, quando bem desenvolvidas, criam vínculos emocionais e conexões do público com a sua marca. Aproximam as pessoas por meio da emoção, sensibilização e identificação. 

Ombudsman 

Atua como um ouvidor, alguém que acolhe as reclamações do público – no caso das empresas, é o setor que lida com as reclamações dos clientes. Em outras palavras, é um representante do consumidor, que tem como objetivo solucionar problemas. 

Agora que você já entendeu a importância da sua empresa se humanizar e conheceu algumas formas de estabelecer vínculo com o público, que tal começar a colocar em prática? Precisando de ajuda para pensar, de forma estratégica, no melhor canal para sua marca, chame a gente!