Entenda como um Community Manager é essencial para a construção de comunidade da sua marca

Entenda como um Community Manager é essencial para a construção de comunidade da sua marca

Primeiro, grave estas duas palavras: Community Manager (ou, em tradução literal, gerente de comunidades). É ele o responsável por construir, desenvolver e gerenciar uma comunidade de pessoas que se relacionam diretamente com a marca, a partir de relacionamentos reais.

E o que a gente quer dizer com isso? Basicamente, que é sua função fazer com que as pessoas de um determinado grupo se conectem entre si, para que possam alcançar seus objetivos e se sentir parte significativa do todo – não se enxergando apenas como um número.

CM e Social Media: o que têm ou não em comum?

No quesito “presença digital”, o CM tem um papel fundamental no desenvolvimento de processos relacionados às redes sociais: traça estratégias a partir de diferentes canais; constrói a brand persona e brand voice, dando o tom da identidade da marca; planeja a linha editorial de conteúdos; analisa a imagem da marca transmitida nas redes sociais.

Talvez, nesse momento, você esteja se perguntando: “Ele atua, então, da mesma forma que um social media?”. Na verdade, não. Em vez de cuidar delas, acaba por utilizá-las como ferramenta para gerar proximidade e estreitar laços com a comunidade.

Ou seja: enquanto o Social Media é responsável pela comunicação da empresa com os indivíduos, o Community Manager tem o compromisso de estimular e mediar a comunicação entre os participantes da comunidade.

Funções que desempenha dentro de uma empresa

  • Mantém a conexão e desenvolve o senso de coletividade entre os stakeholders
  • Estreita laços entre os participantes da comunidade
  • Acompanha as execuções e os resultados do trabalho em mídias sociais
  • Promove encontros por meio de rituais de comunidade

Percebeu a importância do serviço de um Community Manager dentro da sua empresa? Muitas portas podem ser abertas a partir dele. Ignorar sua relevância é um legítimo tiro no pé – e não é isso que você quer, certo?

Caso queira saber mais detalhes sobre como ter uma comunidade fiel, não hesite em nos chamar! Dizem que bater um papo, sem compromisso, não faz mal a ninguém.