Quais as principais redes sociais para profissionais da saúde?

Quais as principais redes sociais para profissionais da saúde?

Qual o caminho?

Apesar da comunicação estar em tudo, nem sempre ela está presente em todas as graduações, principalmente nas de área da saúde. Por isso, muitos médicos querem estar na internet, divulgando seu trabalho, mas não sabem por onde começar.

Podemos dizer que um dos primeiros passos é escolher em quais redes sociais você quer estar, mas calma, você não precisa estar em todas, isso não é sinônimo de sucesso, é preciso ser estratégico! Confira algumas das principais redes sociais e seus prós e contras.

Facebook

Sim! Sabemos que o Facebook já não é mais o ‘queridinho’ do momento, mas ainda assim, ele possui mais de 130 milhões de brasileiros ativos por lá. Além disso, a rede social permite di-ver-sos formatos de publicações: 

  • Vídeos;
  • Textos; 
  • Imagens; 
  • Compartilhamento de links;
  • Dentre muitos outros. 

Como a maioria deve saber, o Facebook é dono de várias redes sociais, inclusive do Instagram, e para que você tenha uma possível conta comercial no Instagram você PRECISA de uma conta na ‘mãe’ de todas essas redes: o Facebook, inclusive para fazer impulsionamento.

Dica de ouro: não misture vida profissional com vida pessoal. Na hora de criar o seu perfil, tenha uma fanpage para sua conta comercial e uma outra conta particular, para que você tenha a liberdade de compartilhar outros tipos de conteúdo. 

Instagram

Sem dúvidas, este é a ‘menina dos olhos’ de toda conta comercial, atualmente. Essa rede é muito humanizada, pois as pessoas estão ali para ver pessoas. Então, é no Instagram que você pode compartilhar fotos do seu dia a dia como atuante na área da saúde: acredite, as pessoas adoram ver isso. 

É uma rede moderna, sempre liberando algum recurso novo, em diferentes formatos, que além de tudo possui os stories, que permitem o compartilhamento de enquetes, testes, enfim, ferramentas que promovem a interação entre você e seu público.

Um ponto a ressaltar é que você deve filtrar o seu tipo de conteúdo por aqui, pois o Insta é bem rigoroso quanto à imagens sensíveis, como imagens reais de uma cirurgia, por exemplo. Sabemos que é muito legal compartilhar, mas a rede social pode acabar derrubando esse tipo de conteúdo. 

YouTube

Este aqui já dá um pouquinho mais de trabalho e exige um tempo de dedicação maior, afinal, é preciso escolher o tema do vídeo, tópicos a serem falados, de certa forma, exige uma desenvoltura a se comunicar, além da edição do vídeo depois. 

Ainda assim, se você tiver um tempinho sobrando, é uma rede social legal de investir! São muitos usuários (mais até do que o próprio Facebook) e quem nunca assistiu um vídeo no YouTube quando sentiu uma dorzinha aqui ou ali? É um instrumento certo do reconhecimento do seu trabalho, você será visto, acredite!

Tik Tok

Para os mais ‘moderninhos’, o Tik Tok é a rede social do momento. A plataforma só permite vídeos que sejam de até 30 segundos. Muitos médicos estão por lá, sabia? De diferentes especialidades. Não só compartilhando conteúdo, mas também experiências da vida profissional, como algum episódio engraçado e/ou marcante de um plantão, da faculdade, etc. 

WhatsApp

Por último, mas não menos importante, essa rede social está aqui nessa lista só para te lembrar que esse é o canal de comunicação mais fácil entre você e um futuro paciente que deseja realizar uma consulta. 

Tenha um número comercial e o anexe na sua biografia de todas as redes sociais que você tiver. Isso facilitará e muito a comunicação. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!